Por Izabelle Ferrari
Depois de quatro anos de pesquisas, análises, combinações múltiplas de perguntas e respostas está pronto o Diagnóstico de Mindset, ferramenta empresarial inédita, desenvolvida por uma empresa de Foz do Iguaçu para traçar uma espécie de raio x do modo de pensar dos envolvidos com o funcionamento de empresas. O lançamento será no próximo dia 02/04 (terça-feira), às 19h, no Alfa Coworking, em Foz. “Procurávamos uma abordagem rápida e efetiva,” avalia o consultor Luciano Vicenzi, um dos responsáveis pela pesquisa. “O mercado está em plena transformação. Não dá mais para esperar”, conclui.
O diagnóstico leva aproximadamente meia hora para ser respondido e tem cerca de 150 afirmações como: “Encontro motivação mesmo quando nada parece favorável” e “Não costumo buscar nos outros modelos para agir”. São quatro possibilidades de respostas, desde “discordo muito” até “concordo muito”. O resultado, imediato e personalizado, é uma combinação de textos produzidos antecipadamente pelo pesquisador Luciano Vicenzi e por uma equipe de especialistas associados da empresa Consvita ThinkerLab e da parceira técnica Athenna Group – ambas com sede em Foz. O diagnóstico é parte do projeto Software Mental, criado para expandir fronteiras mentais e emocionais.
O investimento inicial já realizado passa de R$ 1.500.000,00, nos quatro anos de pesquisas, desenvolvimento e testes. Os pesquisadores que elaboraram o Diagnóstico de Mindset também são consultores e professores com atuação em instituições como Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), HSM Educação Executiva e atenderam empresas como Mabu, Grupo Positivo, Grupo Mascarello, Unimed, CVale, Lar, Copacol, Copagril e Cotriguaçu.
A ferramenta foi pensada depois da percepção prática da aceleração das mudanças sociais pelas tecnologias. “O modelo tradicional não responde mais,” aponta Ana Paula Simões, sócia-proprietária da Consvita ThinkerLab. Segundo ela, os responsáveis pelas empresas sabem que é preciso avançar no processo de competitividade, investem em equipamentos e inovação, mas consideram as equipes defasadas. “O diagnóstico aponta que é possível atuar no modelo de pensamento dos funcionários e gestores para prepará-los para o que o mercado exige”, explica.
De acordo com os consultores, o ineditismo do teste parte de comparações com modelos como o da Avaliação DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade), que traça perfil psicológico, apontando algumas tendências de personalidade e se a pessoa está no cargo adequado. “A diferença é que o Diagnóstico de Mindset é pautado em comportamentos que exibem habilidades socioemocionais necessárias para o futuro do trabalho,” explica Luciano Vicenzi, “com enfoque para inovação, para a cultura ágil nas organizações, para essa forma de funcionar da nova economia”.
Na fase final de testes, o diagnóstico foi realizado com centenas de pessoas, incluindo um grupo de 40 gestores das áreas técnicas, administrativas e de suporte de uma empresa de tecnologia e inovação em Foz. “Os gestores relataram precisão e fidedignidade no resultado”, ressaltou Meriete Cardoso, responsável pelo desenvolvimento humano e organizacional da empresa. Ela avaliou como “verdadeiro reflexo dos perfis encontrados” e disse que servirá para direcionar ações de desenvolvimento das pessoas e da organização.
Potencial Humano x Inteligência Artificial
O ambiente empresarial atual é de intensa substituição do ser humano nos postos de trabalho. No artigo “O impacto da inteligência artificial no mercado”, o especialista Kadu Vido aborda um estudo do McKinsey Global Institute (MGI) sobre a parcela da força de trabalho que poderia ser substituída por automação até 2030: “As previsões do MGI indicam potencial automatização de cerca de 14% da nossa força de trabalho [Brasil], podendo afetar 15,7 milhões de empregos”, escreve. “Posições de média gerência já são rotineiramente substituídas, por exemplo, em empresas de entrega e transporte sob demanda, como as brasileiras SpoonRocket, Rappi e 99 Táxis”.
Esses dados são parte da pesquisa desenvolvida há mais de 20 anos pelo consultor e sócio-proprietário da Consvita ThinkerLab, Luciano Vicenzi. Autor do livro “Coragem para Evoluir”, Vicenzi atua com desenvolvimento gerencial e tem especializações em Gestão Estratégica de Pessoas (FGV); Administração, Estratégia e Análise Organizacional (UFPR) e Dinâmica de Grupos (SBDG). Foram, principalmente, as análises elaboradas por ele que apontaram a necessidade de uma ferramenta como o Diagnóstico de Mindset, baseada em estudos sobre modelos mentais, mindset e abundância nas organizações.
“O que mais vejo nas organizações é o discurso da necessidade de mudar muito distante da aplicação efetiva de mudança”, confirma ele. O pesquisador assinala que a característica fundamental desse novo mercado de trabalho que começa a surgir é a pessoa ter atuação não robotizada. “O trabalho que é robótico, rotineiro, tende – com o passar dos próximos anos e com aceleração tecnológica – a não ter espaço”, prevê. A partir do diagnóstico do modelo mental será possível formar funcionários com postura mais proativa e pensante. “O Diagnóstico de Mindset é o caminho concreto para tornar real essa intenção de inovação e valorização do ser humano nesse ambiente atual de intensa substituição,” complementa a consultora Ana Paula Simões.
Região Oeste do Paraná: potencial empreendedor
O lançamento do Diagnóstico de Mindset será para um público de cerca de 50 pessoas. Para participar é preciso garantir vaga e confirmar presença até o dia 01/04, véspera do lançamento (45 991117388 – WhatsApp | mindset@softwaremental.com.br). Foz do Iguaçu foi escolhida para o lançamento da ferramenta considerada uma grande inovação no ramo de diagnósticos empresariais pelo incentivo à tecnologias inovadoras. São tidos como incentivadores desse processo regional de empreendedorismo e inovação, empresas e instituições como: Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi), Oeste em Desenvolvimento e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz). “A região é exemplo de fomento ao empreendedorismo e tem potencial para iniciar grandes mudanças”, acredita Luciano Vicenzi.
SERVIÇO
Lançamento do Diagnóstico de Mindset | Empresa Consvita ThinkerLab
Dia: 02|04|2019 (terça-feira)
Hora: 19h
Local: Alfa Coworking (Av. José Maria de Brito, 1707)
Confirmar presença até 01/04 (segunda-feira) por WhatsApp (45 991117388) ou por e-mail mindset@softwaremental.com.br